quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Learning English easy and by myself


Então, nosso tema hoje é bem interessante (infelizmente não para a maior parte da população do país já que a maioria não se importa com os estudos mas whatever). Hoje eu vim compartilhar com vocês como eu vou aprender inglês sozinha. Eu fazia curso de inglês mas minha mãe perdeu o emprego. Fiz curso por um ano e meio e agora ele está trancado. Mas eu quero aprender e eu gosto da língua então, eu propus a mim mesma a aprender sozinha, em casa, sem professor. Quer aprender também? Vamos fazer isso juntos! Não se desanime por falta de dinheiro. Não deixe seus sonhos morrerem dessa forma!

Vou contar um segredo para vocês, quem faz curso não é melhor do que quem aprende sozinho, nem pior. Muita gente que faz curso nem se quer sabe falar ou escrever no idioma escolhido. Eu mesma conheço várias, várias pessoas que fizeram curso comigo e mesmo a mais de um ano estudando, não falam absolutamente nada, enquanto o meu namorado que nunca fez curso nenhum, tem um vocabulário maior do que o meu. Por que? Ele joga muito e adora isso e para jogar oque ele gosta, ele precisou aprender na marra para se entender com os outros jogadores online. Muita gente aprende com video games, séries (muita gente fala de Friends mas eu sinceramente não tenho a menor paciência para assistir Friends, a série é longa e não me chama atenção então, eu procuro outros modos de aprender), filmes, músicas. Enfim, há uma infinidade de formas de se aprender um idioma, basta você querer aprender e correr atrás.

Então, vamos juntos nessa batalha ou não? Meu sonho é morar no Canada e eu espero, de verdade, poder realizar um dia. E para isso, o inglês é mais do que essencial. Seja lá qual for o seu sonho, hoje, o inglês é necessário para quase tudo. Uma vaga de emprego sempre vai para quem tiver mais qualificação mas, se você fez faculdade e não fala inglês, aquele que não tem faculdade mas fala fluente, vai pegar a sua vaga. Essa é a realidade. Seja lá quais forem os seus motivos, você pode aprender sozinho e eu vou te ajudar.

Primeiro, oque eu estou fazendo para estudar? Estudar inglês é tão fácil e divertido que nem parece que estou realmente estudando mas acredite, essas coisas que vou te dizer são essenciais no aprendizado de qualquer idioma. Vamos lá então.

Primeira coisa, CHEGA de filmes dublados. Qual é? Você quer aprender mas não abre mão dessas dublagens horríveis? Acredite, o áudio original sempre é mil vezes melhor. Além do que, assistir filmes ou series no idioma nativo com legenda faz você aprender sem perceber. No inicio você não vai entender nada mas com o tempo, seus ouvidos se acostumam e você passa a identificar as palavras e entender oque eles dizem sem precisar da legenda. Eu mesma já consigo assistir algumas coisas sem legenda. Eu não assisto mais filme dublado em casa. A menos que eu vá no cinema com alguém, a eu assisto dublado mas, sozinha ou com meu namorado, só legendado. Tente entender oque eles dizem, ouça com atenção e encontre as palavras.

Segundo, músicas podem te ajudar mais do que você imagina. Eu particularmente sou viciada em música e não vivo sem, passo o dia ouvindo músicas e nesse momento, estou ouvindo "Photograph" do Ed Sheeran. Encontrar músicas que você gosta, ouvi-las com atenção e traduzi-las é ótimo! Mas não vá direto a qualquer site como o Vagalume e veja a tradução dela feita por outra pessoa. Pegue a letra original, leia várias vezes e identifique as palavras que você conhece. Traduza por si mesmo essas palavras e tudo começará a fazer sentido, as que você não conhece, pesquise. Isso me ajuda demais!

Terceiro, livros. Você gosta de ler? Eu amo e leio demais, principalmente na internet, amo fanfics. Minha dica é, escolha seus livros favoritos, aqueles que você já leu tantas vezes que já sabe de cor e salteado a história e tudo oque acontece nela. Use isso a seu favor, pegue a versão em inglês desses livros e leia. Mesmo que não esteja entendendo, leia. Vai fazer sentido depois porque você já leu isso antes e sua mente vai associar. Mas você precisa ler e além disso, vai acrescentar muito no seu vocabulário e isso é muito importante.


Quarto, celulares, computador, etc. Mude tudo para inglês, nada de aparelhos em português. Eu fiz isso e acredite, é muito melhor em inglês, principalmente depois que você se acostuma. Meu celular e meu computador estão em inglês e eu entendo tudo. É super tranquilo, Nada vai mudar de lugar, é a mesma coisa. Você conhece esses aparelhos melhor do que a si mesmo, não é tão difícil assim vai.

Quinto, essa é minha última dica por hoje e no próximo post eu conto como está indo para mim. Faça seu próprio dicionário. Compre um caderno qualquer e escreva nele as palavras que você sempre se esquece, as que você não conhece, as suas favoritas, todas as palavras que você conhece, em inglês, escreva lá. E depois, ao lado de cada palavra, escreva a tradução dela. Mas não é para ir direito ao Google traduzir, tente fazer sozinho e se realmente não conseguir, procure no Google. Mas sempre tente traduzir sozinho,vai exercitar sua mente e memória.

Estas foram as minhas dicas por hoje, espero que te ajude de alguma forma, comente oque você anda fazendo para aprender sozinho, aceito dicas também ;) Vamos nos ajudar. Um big beijo e eu volto no próximo. Vai chegar um estágio em que posts sobre o assunto serão totalmente escritos em inglês então, vamos aprender logo isso galera. Inglês é muito mais fácil que o português, você consegue.


2 comentários:

  1. Caraca, eu ameei estas dicas, e a do caderno é ótima, eu até comecei com ela, mas em casa é uma bagunça e não deu muito certo durante as férias.. hahaha... adorei mesmo as dicas, agora PLL so legendado <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! <3 São dicas pessoais minhas que eu uso e funcionam e espero que dê certo pra você também <3

      Excluir